Reitor da Uesc conhece Universidade Nelson Mandela

O reitor Alessandro Fernandes, juntamente com a assessora de Relações Internacionais da Universidade Estadual de Santa Cruz (Uesc), Ticiana Grecco Zanon Moura, participam da comitiva da Associação Brasileira dos Reitores das Universidades Estaduais e Municipais (Abruem) em missão internacional da Associação à África do Sul. As atividades seguem até o dia 02 de setembro.

O grupo, reúne cerca de 50 reitores, vice-reitores e assessores de diversas universidades estaduais brasileiras, visitou a Nelson Mandela University (NMU). Os brasileiros receberam as boas-vindas do vice-reitor adjunto de Aprendizagem e Ensino, Muki Moeng, e da vice-reitora, Sibongile Muthwa. Durante o evento o presidente da Abruem, reitor Odilon Máximo, apresentou a Associação e suas filiadas, além das potencialidades que o País e as instituições estaduais e municipais podem oferecer em parcerias internacionais.

A Universidade Metropolitana Nelson Mandela  foi inaugurada em 1º de janeiro de 2005, resultado da fusão do PE Technikon the University of Port Elizabeth (UPE) e do Port Elizabeth Câmpus de Vista University .

A união destas instituições surgiu como resultado da reestruturação governamental do ensino superior a nível nacional – destinada a proporcionar um sistema mais equitativo e eficiente para satisfazer as necessidades da África do Sul, do continente e do mundo no século XXI.

Em 20 de julho de 2017, a Universidade Metropolitana Nelson Mandela foi oficialmente renomeada como Universidade Nelson Mandela: única instituição de ensino superior do mundo a levar o nome de Nelson Rolihlahla Mandela. A mudança de nome proporcionou à instituição uma oportunidade de reformular a sua marca e posicionar-se a nível continental e global, ao mesmo tempo que lhe permitiu inaugurar uma nova era de vigor renovado rumo a uma transformação significativa.

“Identificamos objetivos em comum que nos permitem avançar nesta parceria através de busca de financiamentos em conjunto, co-orientação, intercâmbio de pessoal e alunos, programas de mentoria como: o projeto transversal e interdisciplinar de estudos dos oceanos; o centro de empreendedorismo e inovação; a incubadora de empresas; o centro de pesquisa tecnológica voltado para comunidades mais carentes. Projeto que possibilitou uma parceria entre com o CepedI/Uesc,” pontua o reitor Alessandro Fernandes.

 

Para o reitor da Uesc, "será uma realização conseguir reunir equipes de ambos países com a finalidade de construirmos aplicativos ou soluções tecnológicas para as comunidades carentes. Além disso, nos chama a atenção o centro de robótica do mar, o qual desenvolve equipamentos para pesquisa em águas profundas e superficiais. Conversamos sobre a possibilidade de estreitamento de laços com o objetivo de trabalhar em conjunto no desenvolvimento de tecnologias, mas também que estas possam auxiliar nossos pesquisadores a desenvolverem suas pesquisas no mar”, ponderou.

Para a professora Ticiana Grecco Zanon Moura, Assessora da Arint/Uesc, os membros da delegação brasileira ficaram impressionados com o que viram em Stellenbosch e na Nelson Mandela University.“ Estamos especialmente interessados em unir forças com acadêmicos sul-africanos em áreas como medicina, agricultura, clima e estudos de biodiversidade." Ela acrescentou que a visita sublinhou o compromisso de ambas as partes em promover o conhecimento à escala global.

Abruem

A Abruem é uma organização de destaque no ensino superior brasileiro e latino-americano, serve como um fórum para discutir questões-chave relacionadas ao ensino superior, alinhando pedagogia, pesquisa, envolvimento comunitário, inovação e parcerias globais. Com uma rede que abrange 22 estados brasileiros e 47 universidades parceiras, a ABRUEM desempenha um papel fundamental na definição de políticas educacionais nacionais e na facilitação da cooperação com instituições federais e o governo.